O Grupo de Folclore do Porto da Cruz, deslocou-se de 18 a 23 de Agosto à Bélgica para participar no 52º Festival Internacional de Folclore de Jambes na Província de Namur. Foi um público muito caloroso que nos aplaudiu no festival, aludindo a parte tradicional evidenciada, comparativamente com os restantes grupos.
Para além dos dias destinados à participação no festival, foi possível actuar numa superfície comercial e ainda ser recebido, tal como os restantes grupos, pelo Presidente da Câmara de Namur e pelo Governador da Província de Namur. Foi ainda possível efectuar visitas guiadas à cidade de Jambes, cidade de Namur, cidade de Dinant, cidade de Bruxelas e cidade de Lisboa.
Para além do Grupo de Folclore do Porto da Cruz, participaram também os seguintes países Grécia, Paraguai, Peru, Geórgia, Hungria e Tahiti e ainda dois representantes da Bélgica.
O grupo foi recebido pelo Grupo “Frairie Royale des Masuis et Cotelis Jambois”, mas as viagens foram custeadas financeiramente por fundos próprios, contando ainda com os seguintes apoios:
- Junta de Freguesia do Porto da Cruz, Câmara Municipal de Machico, Companhia dos Engenhos do Norte, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria Regional do Turismo e Transportes e do Instituto do Vinho da Madeira.
O Grupo de Folclore do Porto da Cruz, fundado em 1974, após integração em 2002 na Casa do Povo do Porto da Cruz, já divulgou a freguesia do Porto da Cruz e a Região Autónoma no Norte de Portugal, Açores, Tenerife, Gran Canaria e Bélgica, tendo editado o seu CD em 2009. Participa habitualmente em diversas romarias, no 48 horas a bailar, programas de televisão/rádio, tendo já participado na Semana Europeia de Folclore organizado pelo Grupo Etnográfico da Boa Nova e por duas vezes no Encontro de Folclore do Porto Santo.
Actualmente o grupo tem a direcção artística do Prof. Roberto Moniz, coadjuvado por Leonardo Correia. A direcção é composta por Adelaide Vasconcelos, Cirilo Vieira, Cláudio Nóbrega e Leonardo Correia.